Tirar a dupla cidadania italiana ainda é um dos procedimentos mais cobiçados do mundo, principalmente por quem viaja com muita frequência. Isso porque, um passaporte desse país está entre os melhores passaportes do mundo graças às suas vantagens.
Outros benefícios também incluídos são o auxílio-desemprego e aposentadoria italiana, desde que você tenha um trabalho registrado e obedeça o tempo de serviço, além de pagar as contribuições em dia.
Viajar ao redor do mundo com uma facilidade maior e sem visto
Além dos benefícios de poder visitar e morar em determinados lugares graças à sua cidadania italiana, outro grande benefício é que o passaporte da Itália faz parte dos melhores passaportes do mundo. Isso quer dizer que com ele você consegue viajar para mais de 150 países sem precisar de visto.
Ou seja, se você for viajar com o seu passaporte italiano para algum desses 150 países, poderá passar pela fila de europeus nos aeroportos e postos de alfândega, dispensando questionários e entrevistas para poder entrar no país.
Somente em 2020, aproximadamente 24 mil brasileiros fizeram a solicitação de dupla cidadania italiana em repartições da Itália aqui no Brasil, de acordo com a matéria publicada no portal do Terra. Isso significa que grande parte da população brasileira está em busca das vantagens proporcionadas pelo país.
Principais vantagens de ter dupla cidadania italiana:
Ser um cidadão europeu é uma das principais vantagens em ser considerado um cidadão italiano é usufruir dos benefícios dos cidadãos europeus. Considerado o continente com a melhor qualidade de vida do mundo, a Europa garante para seus cidadãos a possibilidade de visitar e morar em qualquer dos 28 países da União Europeia, além dos demais que fazem parte do Espaço Schengen, que inclui Islândia, Noruega e Suíça.
Tudo isso sem a necessidade de vistos específicos, limites de permanência e com muito menos burocracias. Esse direito envolve todos os aspectos como morar, estudar em instituições públicas, trabalhar, usar o sistema de saúde e contar com assistência médica que, apesar de nem sempre ser gratuita, costuma ser bastante acessível e de qualidade.
Além dos Estados Unidos, um dos países mais visitados mundialmente, os italianos também têm entrada livre como turistas no Canadá e no Japão.
Outra grande vantagem é ter toda a rede de suporte de embaixadas e consulados italianos em diversas partes do mundo todo. Com a cidadania italiana é mais fácil estudar na Europa e com menos taxas.
O acesso facilitado para quem é um cidadão italiano em instituições de ensino tanto da Itália como no resto da Europa também é uma excelente vantagem. Isso inclui não somente escolas, mas também cursos de graduação e pós-graduação, muitos ofertados até mesmo em inglês.
Para quem não possui dupla cidadania italiana, pode chegar a pagar até três vezes mais em anuidades para estudar na Itália. Além do desconto, o cidadão italiano também pode solicitar bolsas de estudos de diversos órgãos e concorrer em condições iguais com os demais europeus.
Cidadania italiana garante residência em qualquer lugar da Europa
Quando um estrangeiro decide ir morar em um país da Europa acaba enfrentando muita burocracia e etapas até conseguir de fato residir no país. Com a cidadania italiana você consegue morar em qualquer país europeu sem precisar passar por procedimentos tão burocráticos. Além de facilitar o processo, a cidadania italiana também agiliza para que você consiga se mudar para o país em muito menos tempo.
Poder trabalhar legalmente na Itália e resto da Europa
Trabalhar fora do país pode não ser uma coisa tão simples para os brasileiros. Porém, com a cidadania europeia você consegue ter um emprego em situação legal mais facilmente.
Muitas empresas italianas preferem contratar candidatos que estejam com a documentação em dia e que a contratação seja muito mais simples.
E muitas delas ainda preferem pessoas com dupla cidadania para expressar uma visão de diversidade, que é extremamente valorizada no mercado atual. Se você tiver fluência no idioma italiano, ainda pode até mesmo tentar um concurso público no país.
Poder passar a cidadania italiana aos seus descendentes
Se você possui filhos, ou pretende ter, saiba que você poderá transmitir a sua dupla cidadania italiana a eles. Com isso, você estende também aos seus descendentes todas essas vantagens de ter uma cidadania europeia.
Qualquer pessoa pode solicitar a cidadania italiana?
Qualquer indivíduo que tenha descendência italiana poderá entrar com o pedido de dupla cidadania, independentemente da distância das gerações. Por exemplo, se o avô do seu avô era italiano, você ainda poderá fazer a solicitação.
Porém, existem algumas regras sobre parentes italianos naturalizados brasileiros, mulheres na linha de ascendência e alguns outros casos. Como trata-se de diversos detalhes, o mais indicado é que você pesquise um pouco mais sobre esse assunto.
Fonte: Remessa Online
Se você gostou do conteúdo, confira outras notícias em nosso blog! E caso queira conhecer a Itália mais de perto, entre em contato conosco para te ajudarmos a alcançar o sonho da cidadania italiana.