O bilionário Elon Musk corteja a Itália. Além de interesses econômicos, o magnata não esconde a sua afinidade política com a extrema direita que governa o país. No entanto, as ambições dele podem ser freadas por um partido aliado do governo italiano: Força Itália. Um senador deste partido definiu Musk como “bandido fiscal”
Elon Musk está dividindo o governo italiano. Ele tem ótimas relações com a primeira-ministra Giorgia Meloni e com o vice-premiê Matteo Salvini. Ambos são líderes de partidos de extrema direita, respectivamente Irmãos da Itália e Liga para Salvini Premiê.
Já o senador Maurizio Gasparri, líder do grupo no Senado do partido Força Itália, em uma recente entrevista ao portal econômico Affaritaliani.it definiu Musk como “um bandido fiscal que deveria ser tributado”.
Gasparri, ex-ministro de Silvio Berlusconi, criticou o hipotético imposto sobre os lucros extras dos bancos, medida em discussão dentro do governo. “Se quisermos falar de impostos, precisamos taxar os gigantes da internet que não pagam nada, uma verdadeira vergonha. São bandidos fiscais que o mundo inteiro deveria tributar e estou pensando na Amazon, (Mark) Zuckerberg, (Elon) Musk e todos os gigantes da web.” declarou Gasparri.
Vale ressaltar que Força Itália, partido fundado por Silvio Berlusconi, tem se distanciado das posições mais radicais dos partidos de extrema-direita que compõe a coalizão do governo. O líder Antonio Tajani, vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, quer abraçar um eleitorado de direita moderada.
Fonte: RFI
Gostou deste conteúdo? Fique de olho no nosso portal e nas nossas redes sociais.