Bairro, distrito, cidade, estado, região, país... essa organização territorial tão comum no Brasil não é necessariamente igual em outras partes do mundo. Na Itália, a organização territorial e política é um pouco diferente do Brasil, mas fácil de entender.
A Itália é subdividida em 20 regiões que podemos dizer são como os estados no Brasil. Cada região é subdividida em províncias, e cada província é subdivida em Comune, que seriam, a grosso modo, o equivalente aos municípios. Elas possuem sua administração própria comandadas por um Sindaco (que é tipo um prefeito).
Existem também as cidades (Città) que normalmente se referem a densos centros urbanos como Milão, Roma, entre outras.
COMUNE
De maneira geral, a Comune é o ente administrativo de uma determinada área. A Itália possui 7904 comunes. Cabe à Comune gerir a infraestrutura local bem como o vários serviços à comunidade como o registro civil. No Brasil os registros civis são geridos por cartórios, na Itália são geridos pelos escritório de registro civil nas Comune.
PROVÍNCIA
As províncias são um conjunto de Comune normalmente associadas por alguma característica comum, seja cultural ou geográfica. São comandadas por Presidentes de Província. A saúde pública italiana, por exemplo, é gerida a nível de Região e Província, por meio das ULSS Unità Locale Socio Sanitaria. Leia mais aqui, em italiano.
REGIÃO
As regiões são mais fáceis de entendermos se a compararmos com os estados brasileiros. Elas têm uma certa autonomia administrativa com seus estatutos próprios de acordo com a constituição italiana. Algumas regiões possuem uma administração ainda mais independente e são chamadas de regiões especiais, em que possuem uma constituição própria e mais autonomia financeira. A região é comandada pelo Presidente Regional, também chamado de Presidente da Junta regional. Leia mais aqui, em italiano.
Mas porque preciso saber disso?
Além do fator curiosidade e conhecimento da geopolítica italiana, se você é um italiano no exterior é importante saber a organização geopolítica italiana para se localizar perante os diversos serviços públicos.
Por exemplo, se você precisar de um documento civil, como uma certidão de nascimento ou casamento, você deverá procurar a Comune. Agora, se você precisar de um serviço de saúde como a emissão de um certificado de vacinação, você deverá procurar a unidade de saúde provincial da região de interesse.
Além disso, como cidadão italiano você será convidado a participar das eleições italianas nos seus diversos níveis, sendo importante entender da organização para saber em quem e como votar.
Fonte: Italiano no Exterior
Gostou desse conteúdo e quer saber mais? Acompanhe o portal e as redes sociais!